hoje em dia existem vários tipos de alheira, como de bacalhau, vegetariana, de caça, de Mirandela, de aves, entre outras, mas as mais conhecidas são de Mirandela e trás os montes.
Ingrdientes para 2 pessoas
2 alheiras de caça
Modo de preparar
pré-aqueça o forno a 180º.
num recipiente para ir ao forno coloque as alheiras, faça um corte no sentido da alheira para ela abrir e tostar o interior.
coloque no forno a 180º e deixe cozinhar até estarem lourinhas, pode demorar de 30 a 45 min dependendo do forno.
Breve resumo histórico de uma tradição portuguesa - a alheira
Segundo a tradição, este enchido terá sido criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como vitela, coelho, peru e galinha.
A suposta ligação da alheira com os novos cristãos talvez não passe de uma ideia romântica popular, e não há factos concludentes que a suportem. Parece mais certo que o seu aparecimento esteja ligado ao próprio ciclo de produção de fumeiros caseiros, ou simplesmente à necessidade de conservação das carnes dos diversos animais criados e para consumo próprio.
Não sou muito fan de alheira mas essa está com tão bom aspecto que exprimentava.
ResponderEliminarbj
Eu gosto muito da alheira tradicional, as novas versões sinceramente nunca provei.
ResponderEliminarBjinhos
Papinha Doce
olá B.V. e mª josé.
ResponderEliminaras alheiras são uma tradição do nosso país, as minhas preferidas são a de mirandela e de caça, já provei de aves mas não gostei, as outras variedades nunca provei.
bjs
Ana Jesus
Me gostam muito a receitas tradicionais do lugar.
ResponderEliminarEssa tua de salsichas, me parece uma boa maneira de prepará-las.
Beijos
Jorge.
Ana, cá em casa adoramos as alheiras de Mirandela. As tuas têm óptimo aspecto :)
ResponderEliminarOlá Ana,
ResponderEliminarTambém costumo fazer a alheira no forno mas nunca experimentei abrir a alheira antes de cozinhar. Da próxima vezvou fazer assim.
Beijo da Carla