esta sugestão veio de outra receita já publicada aqui, como sobrou recheio da sapateira coloquei num recipiente e levei ao forno, fica delicioso, eu cá prefiro o recheio da sapateira quente e gratinado, mas frio também se come muito bem.
Receita para 5 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo confecção - 30 m
Custo - médio
Ingredientes
1 sapateira cozida com cerca de 800 g
100 g maionese
2 c. sopa de ketchup
1 c. chá de mostarda
4 c. sopa de natas
2 c. sopa de pickles finamente cortados
1 raminho de salsa fresca
1 c. chá de whisky
1 c. sopa de vinho do porto
6 palitos de delicias do mar
sal e pimenta q.b.
1 pitada de mostarda em pó
1 cebola
água q.b.
pão ralado q.b
Aqueça água num tacho com a cebola com casca e uma pitada de sal e quando ferver junte a sapateira descongelada para aquecer um pouco. Deixe ao lume 3 minutos e desligue. retire a sapateira da água e passe-a de imediato por água fria.
Deixe arrefecer mais um pouco a sapateira e prepare-a. Retire as patas e abra-a. limpe as partes que não interessam e aproveite a parte vermelha das ovas para uma tigela larga. Aproveite também a carne de algumas patas.
Junte então a estas ovas desfeitas e a todos os pedaços de carne da sapateira que conseguir tirar a maionese, o ketchup, as natas e a mostarda e misture bem. Junte as delicias do mar, a salsa, os pickles tudo finamente cortado e envolva.
Tempere então o preparado com sal, pimenta e mexa novamente.
Junte então o vinho do Porto e o whisky e mexa.
Prove e rectifique os temperos.
Coloque o recheio dentro de um recipiente para ir ao forno, adicione uma camada de pão ralado e leve ao forno até alourar, aproximadamente 10 min a 200 º.
acompanhe com pão torrado, barrado com manteiga.