sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

carne à padroeira

Esta deliciosa refeição é tradicional da festa da Nossa Senhora da Conceição, realizada anualmente no mês de Dezembro.



Ingredientes

carne de porco tipo bifana - 4 un
1 lata de tomate inteiro
100 gr de cogumelos frescos - adicionei eu, não vem na receita.
1 cebola grande
3 colheres de polpa de tomate
azeite espiga
1 knorr de galinha
salsa picada
1/2 chouriço de carne
sal
vinho branco
batatas
óleo



num tacho coloque o tomate com a polpa, a cebola cortada ás rodelas finas, um fio de azeite, o chouriço cortado em cubos e a polpa de tomate caso ache necessário.
leve ao lume e deixe cozer a cebola, acrescente os cogumelos e o knorr e o vinho branco ou metade de água, deixe refogar até os cogumelos estarem quase prontos.



descasque as batatas e corte-as em cubos, leve a fritar em óleo bem quente e reserve.
com os cogumelos quase cozinhados, junte as bifanas cortadas em pedaços grandes, tempere de sal e deixe apurar uns 5 minutos em lume brando.

assim que estiver bem apurado e o molho grosso, desligue e sirva a carne por cima das batatas fritas, é realmente muito saboroso.

Breve resumo histórico

Esta capela, da qual se desconhece a data certa de criação, é um dos edifícios de fé católica mais antigos do concelho de Cascais.



Mandada construir por Frei Gonçalo de Azevedo, cavaleiro da Ordem de Malta, esta ermida tem como mais antigo registo datável o ano de 1579. Localizada na Conceição da Abóboda, freguesia de São Domingos de Rana, a capela encontra-se num excelente estado de preservação e pode ser facilmente visitável, tendo missas regulares ao Domingo e outros dias religiosos. É em seu redor que se festeja, todos os anos, a Imaculada Conceição, festa que normalmente se desenrola entre finais de Novembro até ao oitavo dia de Dezembro. (Fonte:Geocaching)

2 comentários:

  1. Que bom aspecto, assim a Padroeira fica contente de certeza!

    ResponderEliminar
  2. Que carninha mais gostosa Ana e gostei de saber um pouco mais sobre essa capelinha pois já morei aí bem perto e o meu filhote andou em S. Domingos de Rana a estudar no colégio o "Cavalinho" conheces??

    Olha aproveito também para te dizer que tens no meu blog um miminho, espero que gostes e o tragas para o teu cantinho. Beijokas e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar

olá a todos, deixem o vosso comentário, adoro ler todas as vossas mensagens, bjs

poderá ver também

Related Posts with Thumbnails