ABC da Cozinha - Truques e Dicas

alourar
este termo pode ter dois significados: levar ao forno, num prato, qualquer iguaria a que se queira dar cor dourada, ou então, passar qualquer alimento como aves, carnes, etc, em manteiga ou azeite, até tomarem uma cor acastanhada.

banho- maria

processo de cozimento que se efectua enchendo até  dois terços um tacho ou panela, com água fervente, e metendo-se-lhe dentro uma forma tapada, contendo a iguaria que se quer cozinhar por este sistema, e conservando sempre a água numa fervura lenta. Pode cozer-se em banho maria no fogão ou no forno.
neste ultimo caso coloca-se qualquer coisa no fundo da panela para levantar a forma e a água banhar o fundo desta evitando assim que a parte inferior do pudim se queime.
quando se querem conservar quentes alimentos já prontos que não devem voltar ao lume, tais como sopa, cremes, molhos, também se pode usar este processo.

caramelo

açúcar queimado ou amarelo (150 gr) com uma colher de sopa de água até ficar cor de âmbar.

cheiros

ervas que se empregam nos cozinhados, para lhes dar sabor e aroma agradável, tais como: salsa, coentros, poejo, manjericão, manjerona, hortelã, segurelha, entre outras ervas.

claras em castelo ou nuvens

claras batidas à mão ou na batedeira para ficarem com uma boa consistência juntar umas 5 gotas de vinagre ou umas gotas de limão

compota

substancia formada por frutos, depois de bem cozidos e misturados, com açúcar em ponto de pasta. se utilizar açúcar gelificante a fruta não necessita cozer e a média é 2/1, ou seja 500 gr de fruta, 250 gr de açúcar gelificante.

cozinhar lentamente

deixar cozer em lume brando, o tacho ou panela tapado.

diluir

dissolver alimentos sólidos num liquido.

dourar



Sem comentários:

Enviar um comentário

olá a todos, deixem o vosso comentário, adoro ler todas as vossas mensagens, bjs

poderá ver também

Related Posts with Thumbnails