segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Parceria com Bacalhau Dias

 
 


O Cozinha com Arte inicia uma parceria com o Bacalhau Dias e se torna também um dos blogues recomendados pelo Bacalhau Dias. 

Para darmos início a esta simpática parceria a marca teve a amabilidade de me enviar alguns dos seus produtos, bem práticos de usar e bem saborosos. Obrigada à marca pelo envio dos produtos. 

 

 
 Lombos de Bacalhau Dias, Lombo de bacalhau Dias na Brasa, Postas de Bacalhau Dias


 Conheça também a gama de produtos bacalhau Dias: 







 
Conheça melhor o Bacalhau Dias:

De forma a obter o padrão de qualidade a que os nossos clientes já se habituaram, seleccionamos criteriosamente os nossos fornecedores. Deste modo, importamos exclusivamente bacalhau do Mar do Alasca – Natural, Selvagem e Sustentável.

Processo de transformação:

Dos pescadores que em alto mar iniciam a primeira preparação do produto ainda a bordo dos barcos, passando pela reclassificação e embalamento após o desembarque, tudo é criteriosamente desenvolvido, salvaguardando as características do bacalhau no seu percurso até à fábrica. Conheça todo o processo!

 Recepção

Quando o bacalhau é recepcionado, dá-se início ao controlo de qualidade, analisando-se as quantidades e tamanhos, temperaturas, bem como índices de salubridade.

Armazenamento

Todo o pescado é armazenado em câmaras frigoríficos a uma temperatura de –18ºC. Posteriormente, é efectuado um controlo qualitativo, para que o processo possa continuar. Determina-se a percentagem de vidragem, analisa-se a textura, cor e cheiros, parâmetros microbiológicos, e outros índices de relevo.
 
Descongelação

O peixe inteiro é, então, colocado em tinas com água devidamente tratada, à temperatura ambiente. Nesta fase, são controlados o tempo e a temperatura de descongelação, eliminando o risco de perder a pigmentação e o sabor, mantendo as condições ideais para as fases seguintes.

Escala

Após a descongelação do peixe, este é escalado mecanicamente (a sua espinha dorsal é retirada).

Lavagem

Nesta fase, procede-se à lavagem do peixe, seguida da eliminação por sucção de todos os vestígios de sangue e vísceras que eventualmente existam.

Salga Livre

Logo após a lavagem, o peixe é colocado em tinas e mergulhado numa solução de salmoura durante um período mínimo de 8 dias, a uma temperatura de 10ºC.

Salga Presa

Passados 8 dias de salga livre, os peixes são removidos das tinas e empilhados de forma a permitir que a salmoura residual escorra, permanecendo assim pelo menos durante 13 dias, numa câmara de refrigeração à temperatura de 2 a 4ºC. O tempo e a temperatura são controlados para que o peixe adquira as características organolépticas próprias do produto e não haja risco de haver contaminação.

Secagem

Após a salga presa, o peixe é seco por circulação de ar forçada, cuja velocidade, temperatura e humidade são electronicamente controladas. Além desde parâmetros, são controlados os níveis de humidade e salinidade do bacalhau.

Separação e Embalamento

Esta é a última etapa da produção do bacalhau salgado seco. Após a secagem, é separado pelo peso e tamanho, através de sensores localizados em esteiras rolantes, os quais indicam o “flap” ou braçadeira que deverá ser accionada para separar cada peixe.

Posteriormente, cada grupo é embalado de modo a proteger as características do produto durante a armazenagem e transporte, sempre com uma temperatura de conservação de 2º a 4ºC.
 
 
Lombos de Bacalhau
 
 
Postas de Bacalhau
 
 
Dias na Brasa

1 comentário:

olá a todos, deixem o vosso comentário, adoro ler todas as vossas mensagens, bjs

poderá ver também

Related Posts with Thumbnails