quinta-feira, 22 de julho de 2010

caracoletas no forno banhadas com manteiga e ervas



Ingredientes para 2 pessoas

1 kg de caracoletas
água
sal q.b.
oregãos
2 folhas de louro
manteiga de alho
endro
mostarda q.b.
manteiga q.b.
molho picante
2 dentes de alho com casca
1 cebola com casca
2 limões

no blog "cinco sentidos na cozinha", encontrei um molho muito equivalente ao que usei nesta receita para encomenda.

primeiramente lave bem as caracoletas com água e sal, faça este processo até estarem limpas.



de seguida coloque as caracoletas numa panela e encha com água, adicione os oregãos, as folhas de louro, o alho e a cebola com casca.
deixe cozer aproximadamente 30 a 40 mim, após estarem cozidas retire totalmente a água. não se esqueça de quando começar a ferver colocar o sal, eu usei 3 colheres de sopa de sal.
numa travessa num num recipiente que possa ir ao forno coloque as caracoletas já cozidas, adicione a manteiga de alho, alho em pó, endro e mais um pouco de oregãos, leve ao forno até alourar como mostra a imagem.



Para o molho

num recipiente próprio para ir ao lume coloque a manteiga, o sumo de limão, mostarda liquida, alho em pó e o molho picante, deixe derreter e coloque num recipiente próprio para levar à mesa.



As caracolotas quando saem do forno, lourinhas e prontas a comer, retire as caracoletas da casca e molhe no molho de manteiga e depois é só saborear, para quem gosta de caracoletas.

Nota_ para fazer o molho picante basta num recipiente, pode ser um frasco de vidro ou uma garrafinha pequena de sumo, tem de ser é de vidro, colocar meio frasco com malaguetas vermelhas frescas, 1/4 do recipiente com whisky e o restante espaço do recipiente com azeite e está pronto, mas calma pois o processo é demorado até obter um liquido picante. todos os dias mexa o frasco para o processo ser mais rápido, este liquido picante dura anos e não precisa de estar no frigorifico.
mais tarde publico só como se faz o molho e mostro fotografias.

2 comentários:

  1. Olá Ana
    Amiga até pode ser um delicioso petisco,mas para mim nunca!!!....há três coisas que ue não consigo comer,são caracoletas,enguias e lampreia...rsrsr...nem que me pagassem uma fortuna.Admiro que gosta e estas estão com bom aspecto.
    Beijinhos
    Savi

    ResponderEliminar
  2. obrigada savi, eu caracoletas até como, as outras tb não. mas ficaram muito boas isso é verdade.
    bjs

    ResponderEliminar

olá a todos, deixem o vosso comentário, adoro ler todas as vossas mensagens, bjs

poderá ver também

Related Posts with Thumbnails