Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Parceria com a MYPROTEIN



O blog Cozinha com Arte "http://ajarquitecta.blogspot.pt" iniciou parceria com a Myprotein


A Myprotein é actualmente a maior marca de nutrição desportiva no Reino Unido. Foi criada em 2004 e adquirida em 2011 pelo The Hut Group. 


Atualmente, a marca comercializa mais de 350 produtos diferentes de suplementação desportiva, cobrindo as diferentes necessidades do mercado. 

Myprotein lançou recentemente o seu site português (pt.myprotein.com) há cerca de um mês e pretende dar a conhecer a todos a sua vasta gama de produtos. 

Para além dos suplementos desportivos próprios para quem pratica exercício físico e frequenta ginásios, a marca também comercializa uma grande variedade de produtos saudáveis prontos a consumir ou para elaborar deliciosas receitas.

Estes produtos saudáveis e deliciosos, às vezes difíceis de encontrar no mercado, contam com uma vasta gama como por exemplo manteiga de amendoim, amêndoa ou caju (sem adição de sal ou açúcar), óleo de coco, farinhas variadas (amaranto, kamut, teff, trigo sarraceno, entre outras), super alimentos e frutos secos.

Assim apresento-vos os produtos que vou usar nesta parceria:

 Coconpure (óleo de coco)

Coconpure é um produto multi-usos feito através de oleo de coco orgânico e é visto como o óleo dietético mais saudável nesta indústria devido à sua qualidade de gorduras, rico em ácido láurico e triglicerídeos de cadeia média. Os cocos são 100% orgânicos e foram recolhidos especificamente de plantações de palmeira. O nosso óleo de coco não contém nenhum ingrediente geneticamente modificado ou hidrogenado, assim como refinado ou desodorizado.

Benefícios do óleo de coco

Sendo um suplemento alimentar, o óleo de coco é estável quando estimulado por calor, sendo usado como um substituto directo de outros óleos quando utilizado para cozinhar.

Para quem é adequado o Coconpure?

O óleo de coco é ideal para quem procura utilizar gorduras saudáveis para cozinhar ou aumentar a quantidade de gordura consumida.
Por cada 100g:
Energia: 3760kj
Energia: 900kcal
Proteína: 0
Hidratos de carbono: 0l
Gorduras: 100g
das quais saturadas::
caprilico C8: 7.4g
caprilico C10: 6.2g
láurico C12: 49.3g
mirístico C14: 18.9g
palmítico C16: 8.1g
esteárico C18: 3.0g
Monoinsaturados: 5.9g
Poliinsaturados: 1.2g
Ácidos gordos trans: Não tem
Fibra: 0
Sódio: 0
Farinha de Teff Superfina

A farinha de teff superfina é uma gramínea anual e é nativa das montanhas etíopes do norte da África Oriental. A farinha de teff é considerada como uma fonte de proteína completa, uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais, bem como uma fonte de cálcio, fósforo, ferro, cobre, magnésio, potássio, zinco, e tiamina.
Beneficios da Farinha de Teff Superfina
A farinha de teff superfina é rica em fibras proporcionando mais de 7 g de fibra por 100 g e pobre em gordura saturada e sal. A farinha de teff fornece um conteúdo proteico de 12%, o que irá contribuir para o crescimento e manutenção da massa magra.
A quem é adequada a Farinha de Teff Superfina?
A farinha de teff é ideal para quem quer aumentar a ingestão diária de fibras. Este pode ser adicionado aos alimentos para melhorar o teor nutricional, bem como a ser consumido separadamente como um hidrato de carbono elevado (baixo IG) e elevado teor de fibra suplemento alimentar.

Beneficios-Chave

  • Baixo em gordura e açúcar
  • Alta em fibra dietética
  • Boa adição a outros alimentos
POR 100g:
Energia (kJ/kcal): 1398/344
Gordura: 2.1g
dos quais saturados: 0.0g
Hidratos de carbono: 65.4g
dos quais açúcares: 0.0g
Proteína: 12.3g
Fibra: 7.9g
Sal: 0.0g

Super Berries

Super Berries é um petisco saboroso e de fácil manejo, e contém uma mistura premium de 6 frutas passa.
Super Berries inclui oxicoco, goji, cassis, fisalis, mirtilo e morangos, uma fantástica opção com alto valor energético e também em fibras, vitaminas & e sais minerais.
Contém açúcares naturais de libertação rápida, Super Berries é ideal para consumir depois dos treinos ou simplesmente quando você tem que ir de um lado para outro.

Benefícios-Chave

  • 6 frutas deliciosas
  • Ajuda você a completar a recomendação " 5 frutas por dia"
  • Uma fonte natural de energia para os intervalos entre as refeições
Valores médios para 100 g:
Energia: 1235 kJ
Energia: 294 kcal
Gordura: 2.8 g
Carboidratos: 67 g
Fibra: 8.8 g
Proteína: 4.9 g
Sal: vestígio

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Bolo de cacau magro e courgette


O tempo está chuvoso e fiquei o dia todo em casa, para o lanche fiz um delicioso bolo de cacau e courgette, foi a primeira vez que usei courgette num bolo mas o resultado foi surpreendente ficou fofo e húmido, muito bom.

Ao usar courgette o bolo não necessitou de levar tanto óleo ou manteiga e assim torna-se um pouco mais saudável, e levou cacau magro este tem serotonina.


A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Fonte:http://www.tuasaude.com/serotonina/



O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate. Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/quais-os-beneficios-do-cacau-em-po/

Ingredientes:


270 gr de farinha com fermento

1 c. café fermento em pó
200 gr de açúcar
40 gr de cacau magro
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
100 ml  de óleo vegetal
1 courgette ralada (400 gr com casca)

raspa de 1 limão
1 pitada de sal
4 ovos
nozes picadas q.b.

Num recipiente misturar muito bem os ingredientes secos e reservar. Noutro os ingredientes húmidos e bater bem, adicionar aos poucos os ingredientes secos e envolver tudo muito bem até estar tudo misturado, envolva algumas nozes.

Leve o bolo ao forno, a 180ºC durante 50 minutos, numa forma untada com óleo em spray.


Quando estiver pronto retire do forno e desenforme.


Sirva morno a frio, e bom apetite!






segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Croquetes de frango recheados com queijo mozzarela e envolvidos com chourição no forno



Ingredientes para 2

2 peitos de frango
1 cenoura ralada
1 cebola pequena ralada
2 c. sopa de azeite
sal q.b.
6 tiras de queijo mozzarela - Valformoso Insulac



6 fatias de chourição ou paio do lombo
pimenta preta q.b.
50 ml de vinho branco
1 c. sopa de azeite



Pré-aqueça o forno na ventoinha a 220º.

Corte os peitos de frango em pedaços pequenos e coloque na picadora, triture até estar a gosto, eu deixei pouco triturada.

Pique a cebola finamente ou rale junto com a cenoura. Numa frigideira coloque as 2 c. sopa de azeite e verta a cebola e a cenoura e deixe alourar suavemente, tempere com uma pitada de sal.

Junte a carne picada com a cebola e cenoura e envolva tudo muito bem dentro de uma taça.

Depois comece por dividir a carne em pequenas porções, faça uma esfera e achate como fosse uma hambúrguer, recheio com a tira de queijo mozzarela e feixe fazendo um formato de croquete.
Envolva com meia fatia de chourição ou paio e espete um palito, repita o processo até terminar.

Coloque os croquetes de frango num tabuleiro e regue com o vinho branco e 1 c. sopa de azeite, tempere de sal e pimenta. Quando o forno estiver quente coloque o tabuleiro e deixe cozinhar uns 10 a 15 nin. ou até estar cozinhado a seu gosto.

Sirva quente e bom apetite!



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Salada de choco grelhado com feijão verde

O calor voltou e as receitas frescas voltam à Cozinha, para a Entrada recomendo umas tostas com queijo fresco e compota de vinho tinto.


Para prato principal recomendo algo grelhado, mas fresco, uma salada de chocos pequenos com feijão verde. É um prato que se pode fazer no dia anterior e levar para o almoço no trabalho, visto cada vez mais se levar almoço para o trabalho, por vários motivos, sejam eles financeiros ou por uma questão de saúde, ou porque simplesmente não se gosta de perder a hora de almoço fechada num restaurante.

Ingredientes para 2 

1 embalagem de 500 gr de chocos pequenos congelados
300 gr de feijão verde
sal q.b.
água para cozer o feijão
Azeite e vinagre para temperar




Pré-aqueça a água e tempere de sal a gosto, lave e corte os feijão em 3 ou 4 pedaços, coloque a cozer.
Deixe cozinha aproximadamente 15 a 20 min em lume baixo.

Descongele os chocos e seque antes de grelha-los na frigideira grelhador ou chapa, tempere os chocos com uma pitada de sal fino ou grosso e alho em pó. Leve ao lume bem quente e deixe grelhar 3 min de cada lado.




Corte os chocos em pedaços médios e coloque num prato fundo, escorra bem o feijão e junte tudo, tempere de azeite e vinagre e sirva morno ou frio. BOM APETITE!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Codornizes no forno


Ingredientes para 2

3 codornizes inteiras
2 c. sopa de azeite
200 ml de vinho branco
alho 2 dente
1 cebola pequena
pimentão doce q.b.
sal q.b.
Puré de batata congelado (ver na embalagem como preparar)
Cubos de pão caseiros fritos em azeite, alho picado finamente e Bacon em tiras


Tempere as codornizes num recipiente próprio para ir ao forno (depois de as lavar e secar) com cebola cortada em rodelas, o alho picado o azeite e o pimentão doce, barre a carne, adicione o vinho branco e deixe repousar 2 horas para tomar de gosto.

Antes de levar ao forno tempere de sal, pré- aqueça o forno a 200º na ventoinha e quando já estiver à temperatura correcta coloque o tabuleiro e deixe cozinhar por 20 a 30 min, vá vendo se a carne está cozinhada, deixe alourar por 5 min ou menos.

Enquanto as codornizes estão no forno prepare o puré como está descrito na embalagem.

Corte o pão em cubos muito pequenos ou tritura grosseiramente na picadora.
Numa frigideira coloque 1 c. sopa de azeite e verta o alho finamente picado, de seguida junte o bacon em pedacinhos muito pequenos e por fim o pão, isto tudo de seguida para o alho não queimar, deixe fritar ou torrar o pão em lume baixo a médio, vá envolvendo para não queimar.

Quando estiver tudo pronto, numa travessa coloque o puré de batata, as codornizes com um pouco do molho que ficou no fundo do tabuleiro e de seguida o pão frito.

Sirva quente e bom apetite!


quinta-feira, 26 de março de 2015

Asas de frango no tacho com tomate


Ingredientes para 2

6 a 7 asas de frango
1/2 lata de tomate inteiro
2 c. sopa de refogado Compal
sal q.b.
1 cebola picada
1 ramo de salsa picada
1 dente de alho picado finamente
2 c. sopa azeite
1 copo vinho branco (100 ml)
1 copo água (100 ml)

1 molho de espargos
sal q.b.
azeite q.b.
2 fatias de Bacon


Num tacho colocar o azeite e a cebola, deixar alourar juntar o alho, as asas de frango e temperar com sal, deixar alourar o frango em lume médio uns 5 min.

De seguida colocar meia lata pequena de tomate pelado inteiro ou em pedaços e o refogado da Compal, misturar tudo, deixe refogar uns 5 min. em lume médio, depois verta o vinho, a água e a salsa picada, deixe ferver.

Baixe o lume para médio e deixe cozinhar aproximadamente 15 a 20 min, mexendo de vez em quando e vendo se está cozinhado a gosto.

Lave e seque os espargos, de seguida prepare-os retirando a pele com o descascador de cenouras.

Quando estiverem quase prontas pré-aqueça uma frigideira grelhador e coloque os espargos a grelhar, pode adicionar uma pitada de azeite só para não pegarem ao fundo, tempere com sal, tempo de cozedura aproximado de 2 min de cada lado se forem finos.

Se gostar pode colocar ao lado dos espargos 2 fatias de Bacon e deixar grelhar combinam muito bem com o sabor do espargo.



Para as minhas Asas de Frango no tacho com tomate usei: Compal Horta refogado


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Bruschetas de cogumelos "Eco Gumelo"


Mais uma experiência deliciosa com os cogumelos da Eco Gumelo, são tão saboroso e dá para fazer imensos pratos diferente, como entrada ou refeição principal.


Ingredientes:

2 Fatias de pão Mafra ou outro
Cogumelos espécie Pleurotus ostreatus - Eco Gumelo
Azeite extra virgem - Monsaraz Carmim

Bacon em cubos 
1 tomate fresco 
1 dente de alho
sal q.b.
1 cebola pequena 
alecrim fresco


Torre ligeiramente 2 fatias de pão, descasque um dente de alho e abra ao meio. Após o pão estar tostado a gosto passe o dente de alho para aromatizar o pão de seguida verta um fio de azeite no pão e reserve.

Descasque e corte em cubos muito pequenos a cebola e o tomate, depois corte em cubos maiores o bacon ou pode utilizar já aqueles cortados de compra.

Num tacho ou frigideira coloque um fio de azeite e deixe aquecer, junte a cebola e o bacon deixe alourar.  Verta o tomate e envolva tudo, adicione os cogumelos, tempere de sal e deixe cozinhar em lume baixo uns 2 a 3 min de cada lado.

Retire o preparado do lume e verta por cima do pão e decore com alecrim, sirva quente como entrada.

Bom apetite!



Obrigado à Eco Gumelo.


Monsaraz Azeite Virgem Extra  - Carmim



Variedades: Maioritariamente Galega, havendo também alguma percentagem de azeitona Cobrançosa.
Paladar: Trata-se de um azeite delicado, e de superior qualidade de aroma suave e fresco a amêndoa, característica própria da variedade “Galega” em óptimo estado de maturação. Possui uma cor amarelo esverdeado.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cogumelos " Eco Gumelo" em polme com açafrão


O blog Cozinha com Arte em Junho aceitou a parceria com a GUMELO e dessa parceria saíram uns deliciosos cogumelos.

É necessário muita dedicação para nascer os cogumelos, todos os dias temos de borrifar para humedecer, depois começam a nascer uns pequenos cogumelos e temos de continuar a borrifar todos os dias até crescerem e ficarem prontos a cozinhar, é uma experiência muito interessante e uma mais valia para os nossos conhecimentos.
O Cogumelo Gourmet  Pronto-a-crescer. A forma fácil, divertida e ecológica de produzir cogumelos em casa. Produza cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus, a partir de borra de café, de forma cómoda e simples.



Ingredientes

Cogumelos espécie Pleurotus ostreatus - Eco Gumelo
1 c. café de açafrão pó - Suldouro
Polme:
1 chávena de farinha sem fermento
+/- 1/2 chávena de vinho branco
sal q.b.



Faça o polme juntando a farinha, o vinho branco, o sal e o açafrão, envolva tudo e deixe repousar uns 10 min.

De seguida passe os cogumelos pelo polme e leve a fritar numa frigideira com óleo, os cogumelos devem ficar totalmente cobertos de óleo.

Quando estiver frito a gosto retire e coloque no papel absorvente.

Sirva quente e bom apetite.....




 Obrigada à GUMELO.... por me enviar uma embalagem do Eco Gumelo foi uma experiência maravilhosa.

Açafrão Suldouro